terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TILDA WITH BIRD- PASSO A PASSO


Finalmente encontrei um tempinho para confeccionar minha própria Tilda e confesso que esbarrei com algumas dificuldades; a parte mais difícil na minha opinião foi virar as peças costuradas para o lado direito e também preencher a boneca com plumante não foi tarefa das mais fáceis, mas sei que as dificuldades fazem parte do aprendizado e apesar disso amei faze-la.
O mais interessante é que, enquanto estava queimando as mufas para fazer esta bonequinha, minha mente borbulhava de idéias e planos para a confecção das próximas, tanto que meu desejo era o de colocar todas as ideias nesta única peça...imaginem... que árvore de natal iria dar minha criação...hehehe...
Bem, sei que existem inúmeros Blogs na net que ensinam o passo a passo desta bonequinha de tecido tão meiga, tão querida e tão famoooosa, de modo que não estou trazendo nenhuma novidade, mas como costumo compartilhar quase todas as peças que faço, então por que não compartilhar esta também né?

Então vamos lá, você vai precisar:
- Molde da bonequinha, disponível logo abaixo,
- Tecido de algodão na cor de pele ou cru e branco,
- Tecido de algodão com estampinha fofa,
- Agulha e linha para costura nas cores dos tecidos,
- Lã na cor desejada para fazer os cabelinhos,
- Um pedacinho de arame fininho,
- Plumante para o enchimento,
- Material para acabamento como rendinhas, bordado inglês, fitinha de cetim, viés, botõezinhos, florzinhas e o que mais você quiser.
- blush e haste flexível.

Moldes:




Execução:
Passar os riscos dos moldes para uma folha de papel. Depois de unir os riscos ficou assim:


Vamos fazer primeiro o corpo da nossa boneca Tilda; dobre um pedaço do tecido  na cor da pele na medida suficiente para riscar pernas e braços. Coloque alfinetes em pontos estratégicos para prender as duas folhas do tecido;


Leve para a máquina de costura e passe a costura sobre o risco tomando cuidado para não deixar a costura sair para fora do risco, principalmente nas curvas. Ahhh...não esqueça de reforçar o início e final de cada costura, se você não fizer isto, vai descosturar os pontinhos na hora de virar a peça.


Corte um retângulo de tecido na cor da pele com altura suficiente para o molde do corpo e 7 ou 8 cm para virar; aproximadamente 30 cm ao todo. Corte também um retângulo de tecido branco com aproximadamente 15 cm. Leve para a máquina e faça uma costura reta unindo as duas partes no sentido da altura do tecido. Abra a costura usando o ferro de passar.



Dobre o tecido de forma que se possa encaixar o corpo da boneca alinhando a costura de emenda com a linha de emenda do molde. Observe bem a foto abaixo.



Risque, leve para a máquina e passe a costura exatamente sobre o risco. 
Recorte todas as peças deixando uma sobrinha de tecido e nestas sobrinhas, faça piques com a tesoura, tente chegar bem perto da costura nas curvas do joelho, tornozelo, pulsos, pescoço, ombros e cintura...mas muita calma nesta hora...não se empolgue muito e tome cuidado para não cortar a costura certo?




Vire as peças para o direito, eu usei o cabo de um pincel pois é arredondado e não há o risco de furar. Depois de viradas as peças, passe-as com ferro.



Dica: Gente, depois de ter virado com certa dificuldade as pernas e braços, percebi que os pés e as mãos da boneca ficaram grosseiros, pois são partes pequenas e delicadas e havia muita sobrinha de tecido, mal podia se ver a curvatura, ficou feio mesmo, deixei apenas 0,5 cm de borda e olha que já vi tutoriais por aí sugerindo 1 cm de borda...imaginem...com tanto tecido por dentro nem precisaria de enchimento...então por minha conta e risco, resolvi retirar o excesso e deixei aproximadamente 0,2 cm de sobra, fiz isto apenas no contorno dos pés e das mãos, ajudou bastante.

Vamos agora rechear as pernocas da nossa Tilda: Coloque o plumante até a altura da linha dos joelhos, nesta altura pare e faça o mesmo na outra pernoca.



Leve as duas para a máquina e passe uma costurinha, verifique que estão ambas na mesma altura.



Recheie agora as coxas, os braços e o corpo.



Depois de tudo devidamente recheado, vamos costurar pernas e braços.
Cada um tem um jeito e uma técnica, portanto vou apenas mostrar como eu fiz.
Alinhave as aberturas das pernas na linha pontilhada (veja molde).




Vire a barra do corpo para dentro na linha pontilhada do molde e alinhave.



Agora prenda as pernas em um dos lados do corpo com alinhavo.


Alinhe a costura lateral da perna com a costura lateral do corpo e de o primeiro pontinho bem no canto pelo lado de dentro para que o nozinho da linha não fique aparecendo.


Junte as duas partes do corpo sobre a perninha e vá costurando com pontinhos pequeninos. Eu fiz pontinhos de alinhavo, primeiro indo e depois voltando.



Vire a borda do bracinho para dentro na linha pontilhada (veja o molde).


Costurei toda a borda, pegando primeiro  o tecido do corpo e depois o tecido do bracinho, puxando a linha para ficar firme e deixar o ponto invisível, sem deixar franzido, fazendo toda a volta.



Enfie a agulha no corpo da boneca Tilda, puxe a linha e corte.




Costurei o outro bracinho da mesma maneira e assim ficou minha boneca.


Agora estou fazendo o vestido da minha Tilda e preparando o passo a passo, já está quase pronto. 
Hoje vou dar só uma "palhinha", mas prometo que volto até o final desta semana com um nova postagem certo?



Excelente semana à todos e fiquem com Deus!!!




3 comentários:

  1. OLA MUITO OBRIGADA PELO PASSO A PASSO EU AINDA ESTOU PROCURANDO A MINHA PARA COMEÇAR E FOI MUITO ÚTIL SUAS ESPLICAÇÃOE LINDO TRABALHO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei um pouco no seu trabalho Silvana e eu agradeço sua visita! Bjks e volte sempre!

      Excluir
  2. parabéns pelo lindo trabalho, e pela paciência e amor com vc faz seus trabalhos. se vc tiver mais roupinhas poderia me enviar por email os moldes? mayasonia2009@hotmail.com muito obrigada bjss

    ResponderExcluir

Google Analytics Alternative